Afrodiáspora: a abdução alienígena da África para as Américas

Afrodiaspora: Entführung durch Außerirdische von Afrika nach Amerika

Clique na imagem para conhecer o Slave Voyages: um banco de dados sobre o comércio transatlântico de escravos nas Américas. / Klicken Sie auf das Bild, um Slave Voyages zu entdecken: eine Datenbank über den transatlantischen Sklavenhandel in Amerika.

A idealização de um futuro sem negros: a política eugenista de imigração no Brasil

Die Idealisierung einer Zukunft ohne Schwarze: eugenische Einwanderungspolitik in Brasilien

Nas primeiras décadas do século XIX, a imigração se tornou um amplo processo civilizatório e a forma mais racional para ocupação de terras livres no Brasil. Após o tráfico negreiro, a imigração também tinha como objetivo a substituição da mão de obra negra pela europeia (Rebelo, 2007). Segundo Seyferth (2002), a questão racial esteve relacionada aos projetos de imigração neste período, mas o racismo era menos evidente nas leis e decretos, estando mais explícito na discussão política imigratória.
A noção de imigrante ideal para a colonização esteve atrelada ao determinante biológico que pressupunha a superioridade europeia. De acordo com Andrade (2013), os brancos eram considerados como os únicos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade civilizada. Tendo em mente que a sociedade brasileira em meados do século XIX, era considerada pelas elites como fadada ao atraso social, político e econômico devido à miscigenação.
(Formiga et al. 2019, 85-86)

In den ersten Jahrzehnten des 19. Jahrhunderts wurde die Einwanderung zu einem umfassenden zivilisatorischen Prozess und zur rationellsten Möglichkeit, freies Land in Brasilien zu besetzen. Nach dem Sklavenhandel zielte die Einwanderung auch darauf ab, schwarze Arbeitskräfte durch europäische Arbeitskräfte zu ersetzen (Rebelo, 2007). Nach Seyferth (2002) war die Rassenfrage in dieser Zeit mit den Einwanderungsprojekten verbunden, aber der Rassismus war in den Gesetzen und Verordnungen weniger offensichtlich, sondern wurde in der politischen Diskussion über die Einwanderung deutlicher.
Die Vorstellung vom idealen Einwanderer für die Kolonisierung war mit der biologischen Determinante verknüpft, die eine europäische Überlegenheit voraussetzte. Andrade (2013) zufolge galten die Weißen als die einzigen, die zum Aufbau einer zivilisierten Gesellschaft beitragen konnten. Jahrhunderts wurde die brasilianische Gesellschaft von den Eliten als zu sozialer, politischer und wirtschaftlicher Rückständigkeit aufgrund von Rassenmischung verdammt angesehen
(Formiga et al. 2019, 85-86).

Em Londres, Roquete Pinto projeta um Brasil sem negros

Em 1911, Roquette-Pinto participou de outra atividade a convite do Museu Nacional. Trata-se do 1º Congresso Universal das Raças, realizado no ano de 1911, em Londres, onde fez a apresentação do seu “Diagrama da constituição antropológica da população do Brasil, organizado segundo as estatísticas oficiais de 1872 a 1890”. Ao Congresso foi enviado na qualidade de assistente de Batista Lacer- da, representante oficial do governo brasileiro, único da América Latina a fazer-se representar (SEYFERTH, 1985, p. 82). O trabalho apresentado por Lacerda, “Sur les métis au Brésil”, buscava comprovar a viabilidade da tese de branqueamento para o caso da população brasileira em 100 anos. Para isso, tinha como única prova estatística o trabalho fornecido por Roquette-Pinto (SEYFERTH, 1985, p. 97). Segundo Castro Faria, “o embranquecimento do brasileiro passou a ser considerado daí por diante não apenas um ideal, mas uma verdade científica; portanto, além de altamente apreciada, incontestável” (CASTRO FARIA, 1959, p. 5). Para Seyferth, a proposição de Roquette-Pinto estava embasada por dados duvidosos e consistia numa projeção, admissível porque repleta de conteúdo ideológico (SEYFERTH, 1985, p. 97-98).

in: MELO DOS SANTOS, Rita de Cássia (2020) No coração do Brasil – A expedição de Edgard Roquette-Pinto À serra do norte (1912). Rio de Janeiro, SEE

Im Jahr 1911 nahm Roquette-Pinto auf Einladung des Nationalmuseums an einer weiteren Veranstaltung teil. Es handelte sich um den 1. Weltkongress der Rassen, der 1911 in London stattfand, wo er sein “Diagramm der anthropologischen Verfassung der Bevölkerung Brasiliens, organisiert nach den offiziellen Statistiken von 1872 bis 1890” vorstellte. Er wurde als Assistent von Batista Lacerda, dem offiziellen Vertreter der brasilianischen Regierung, der als einziger Lateinamerikaner auf dem Kongress vertreten war, dorthin geschickt (SEYFERTH, 1985, S. 82). Die von Lacerda vorgelegte Arbeit “Sur les métis au Brésil” sollte den Beweis erbringen, dass die These von der Aufhellung der brasilianischen Bevölkerung in 100 Jahren Bestand haben würde. Dazu verwendete er die Arbeit von Roquette-Pinto als einzigen statistischen Beweis (SEYFERTH, 1985, S. 97). Castro Faria zufolge “galt die Aufhellung der brasilianischen Bevölkerung von nun an nicht mehr nur als Ideal, sondern als wissenschaftliche Wahrheit; sie wurde also nicht nur hoch geschätzt, sondern war auch unbestreitbar” (CASTRO FARIA, 1959, S. 5). Für Seyferth stützt sich die These von Roquette-Pinto auf zweifelhafte Daten und stellt eine Projektion dar, die zulässig ist, weil sie voller ideologischer Inhalte ist (SEYFERTH, 1985, S. 97-98).

A redenção de Cam

A redenção de Cam, Modesto Brocos (1895)

MC Gorilla: A reversão da redenção de Cam

Vou escurecer sua família

Vou catucar seu coração
Entra na fila que é a pegada de negão
É o pique do gorila
Se tu quer filho pertinho, loirinha, entra na fila
Se quer um filho escurinho, pretinha entra fila
Tu desce por cima rebola menina tu quica, tu quica, tu quica
Vou escurecer, vou escurecer tua família
Escurecer, vou escurecer tua família

Ich werde deine Familie verdunkeln

Ich schneide dir das Herz heraus
Stell dich hinten an, es ist der Druck des schwarzen Mannes
Es ist der Hecht des Gorillas
Wenn du einen schwarzen Sohn willst, Blondie, stell dich an
Wenn du einen dunklen Sohn willst, Sista, stell dich an
Du gehst oben drauf, Mädchen, du hüpfst, du hüpfst, du hüpfst
Ich werde sie verdunkeln, ich werde deine Familie verdunkeln

Como seria uma imagem da reversão da redenção de Cam criada por uma IA? Wie würde ein von einer KI erstelltes Bild der Umkehrung von Cams Erlösung aussehen?

A canção “Vou escurecer sua famílha” de MC Gorilla é um exemplo de antropofagia cultural afrofuturista, ao unir elementos do funk carioca com hard techno a uma letra que critica diretamente (consciente ou inconscientemente) a ideologia eugenista que ainda nos dias de hoje reverbera no Brasil. MC Gorilla é simplesmente um gênio.


MC Gorillas Song “Vou escurecer sua família” ist ein Beispiel für afrofuturistische kulturelle Anthropophagie, in dem er Elemente des Carioca-Funks mit hartem Techno in einem Text kombiniert, der (bewusst oder unbewusst) die eugenische Ideologie kritisiert, die noch heute in Brasilien nachhallt. MC Gorilla ist einfach ein Genie.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7