Os esforços para a aniquilação do população negra não param no projeto eugenista.

Die Bemühungen um die Ausrottung der schwarzen Bevölkerung endeten nicht mit dem Eugenik-Projekt.

O Rap como arma de empoderamento e resistência.

Rap als Waffe der Ermächtigung und des Widerstands

Dois filmes recentes demandam o lugar do protagonismo negro para além da violência das favelas e da miséria dos cárceres. O primeiro é o excelente documentário dos Racionais que explora a formação crítica e incita os jovens da periferia a pensar o seu lugar para além daquele que lhe é relegado pelo sistema opressor. Já o filme AmarElo de Emicida resgata figuras negras da história do Brasil, especificamente de São Paulo, que, embora tenham sido relegadas ou mesmo rechassadas pela história dita oficial, contribuíram para o desenvolvimento social, artístico, cultural e intelctual do país. Através desta obra, o rapper presta não só uma homenagem a pessoas pretas que apesar de todas as diversidades não se deixaram calar, conseguindo impor-se dentro de um sistema excludente, opressor e racista. Confiram!

Zwei aktuelle Filme fordern einen Platz für schwarze Protagonisten jenseits der Gewalt in den Favelas und des Elends in den Gefängnissen. Der erste ist der hervorragende Dokumentarfilm von Racionais, der sich mit kritischer Bildung befasst und junge Menschen aus der Peripherie ermutigt, über ihren Platz jenseits dessen nachzudenken, der ihnen vom unterdrückenden System zugewiesen wird. Emicidas Film AmarElo hingegen erinnert an schwarze Persönlichkeiten aus der Geschichte Brasiliens, insbesondere aus São Paulo, die, obwohl sie von der so genannten offiziellen Geschichte verachtet oder sogar abgelehnt wurden, zur sozialen, künstlerischen, kulturellen und intellektuellen Entwicklung des Landes beigetragen haben. Mit diesem Werk zollt der Rapper nicht nur den Schwarzen Tribut, die sich trotz ihrer Vielfalt nicht haben zum Schweigen bringen lassen, sondern es geschafft haben, sich in einem ausgrenzenden, unterdrückenden und rassistischen System durchzusetzen. Schaut euch die an!

Do Miami Bass ao Mandelão: antropofagia, periferia e ancestralidade no baile funk.

Vom Miami Bass zum Mandelão: Anthropophagie, Peripherie und Ancestotship im Baile Funk.

O ritmo e a batida do funk carioca são próprios, particulares e inconfundíveis. Ele se difere do Kuduro, do Reggaeton, do rap… E embora tenha se desenvolvido a partir da semente eletro-funk, do eletro de Los Angeles ou do Miami Bass, o funk brasileiro atual soa pouco como esses estilos. O funk brasileiro, que muito se distingue do funky soul norte americano, chega aos dias atuais com uma impressionante complexidade rítmica, proporcionada pela acessibilidade a novas tecnologias de produção musical, como nos estilos Mandelão e Bruxaria que incorporam elementos de hard techno. Entretanto, deve-se ressaltar, que tanto esses estilos bem como a identidade própria, sobretudo do funk carioca são resultado de um processo de criação e inovação, conforme aponta Moutinho (2022). Ao recriar estilos importados dos EUA com instrumentos e ritmos do universo afrodiaspórico, no caso o toque Congo de Ouro – um ritmo sagrado presente no Maculelê – e o Berimbau, o funk brasileiro tornou-se um estilo idiossincrático, desafiando tabus e ampliando as vozes de jovens periféricos e marginalizados.

Der Rhythmus und der Beat des Funk Carioca sind einzigartig, besonders und unverwechselbar. Er unterscheidet sich von Kuduro, Reggaeton, Rap… Und obwohl er sich aus der Saat des Electro-Funk, des Los Angeles Electro oder des Miami Bass entwickelt hat, klingt der brasilianische Funk von heute wenig nach diesen Stilen. Der brasilianische Funk, der sich stark vom nordamerikanischen Funky Soul unterscheidet, hat die Gegenwart mit einer beeindruckenden rhythmischen Komplexität erreicht, die durch die Zugänglichkeit neuer Musikproduktionstechnologien ermöglicht wird, wie z. B. bei den Stilen Mandelão und Bruxaria, die Elemente des harten Techno enthalten. Es ist jedoch zu betonen, dass sowohl diese Stile als auch die eigene Identität des Funk Carioca das Ergebnis eines Prozesses der Kreation und Innovation sind, wie Moutinho (2022) betont. Indem aus den USA importierte Stile mit Instrumenten und Rhythmen aus der Afro-Diaspora, in diesem Fall dem Congo de Ouro – einem heiligen Rhythmus aus Maculelê – und dem Berimbau, neu kreiert wurden, hat sich der brasilianische Funk zu einem eigenwilligen Stil entwickelt, der Tabus herausfordert und die Stimmen von Randgruppen und marginalisierten Jugendlichen verstärkt.

O Funk Carioca pode ser situado no contexto das produções culturais afrodiaspóricas, conforme aponta Moutinho (2022)

“o conceito de “afrodiaspórico” vem sendo utilizado como categoria de análise e de forma concatenada com “paradigmas importantes das contraculturas negras da modernidade” (NASCIMENTO, 2019: 10). Entendendo as musicalidades afrodiaspóricas como
aquelas que guardam, entre si e com o continente africano, relações ancestrais de ordem estrutural, sonológica, epistemológica e de caráter marginal, como é o caso entre negros da diáspora africana transatlântica, autores como Paul Gilroy (2012), Patricia Lorraine Rose (1993), Spirito Santo (2016) e Mendonça (2018) interessaram-se principalmente pelas tensões e pelos deslocamentos na textura sócio-histórica impetrados por negras e negros como estratégias de existência e de re-existência, apesar das mais diferentes formas de perseguição e invisibilização a que vêm sendo acometidos nos últimos séculos.” (MOUTINHO 2022

Moutinho utiliza os conceitos de criação e inovação para analisar o desenvolvimento sonoro do Funk Carioca

o conceito de criação, “sugere que todos os componentes que originalmente reuniam-se na totalidade de uma expressão musical são substituídos por
novos” (MUKUNA; PINTO, 1998: 2), o que desvela a impossibilidade de identificação de elementos que possam configurar uma continuidade ou a transformação de determinado elemento musical. O segundo conceito, de inovação, trata de um novo estado de um elemento, estrutura ou de prática musical em que “a sua nova existência assegura a sua continuidade” (MUKUNA; PINTO, 1998: 242), o que pode indicar uma estratégia de perpetuação de sonoridades ou práticas que, a partir de uma identificação prévia com
elementos já existentes em uma cultura, se particularizam com elementos novos.

O Baile é o local onde o protagonismo negro se realiza. Ao despertar o sentimento de pertencimento coletivo na juventude preta que os frequenta, o baile se abre como um espaço de empoderamento e formação crítica e político-social. Nos últimos anos, bailes e festivais realizados pela juventude negra periférica, sobretudo LGBTQIAP+, têm saído das margens das metrópoles e ocupado os centros, fortalecendo a autoafirmação dos corpos, exigindo respeito e se impondo como resistência, sobretudo através da estética. Neste sentido, vale mencionar as festas Batekoo, Mamba Negra e o Festival AfroPunk.

Der Baile ist der Ort, an dem der schwarze Protagonismus verwirklicht wird. Indem er bei den schwarzen Jugendlichen, die ihn besuchen, ein Gefühl der kollektiven Zugehörigkeit weckt, öffnet sich der Baile als Raum für Empowerment und kritische und sozialpolitische Bildung. In den letzten Jahren haben die Tänze und Festivals, die von schwarzen Jugendlichen aus der Peripherie, insbesondere von LGBTQIAP+, veranstaltet werden, die Ränder der Metropolen verlassen und die Zentren besetzt, um die Selbstbestätigung ihrer Körper zu stärken, Respekt zu fordern und sich als Widerstand durchzusetzen, vor allem durch Ästhetik. In diesem Sinne sind die Partys Batekoo und Mamba Negra sowie das AfroPunk-Festival zu nennen.

Puma Camille: Capoeira, Voguing e ancestralidade

Outro exemplo de destaque na criação e inovação a partir da junção duas manifestações culturais afodiaspóricas: o Voguing e a Capoeira. Surgido no contexto de subcultura dos Ball Rooms de Nova Iorque, no catwalk do Voguing os corpos negros ocupam, através de batalhas, o lugar do qual são alijados das passarelas e das capas de revista povoadas por padrões estéticos eurocentristas. Já a Capoeria, proibida no Brasil até 1930, a despeito de ser uma arte marcial genuinamente brasileira, é o maior símbolo da resistência negra antes e depois do fim da escravidão. Ao unir ambas as subculturas como um artista Queer, sobretudo em um esporte de viés majoritariamente hétero-masculino como a Capoeira, Puma Camile demonstra a potência dos corpos negros na batalha pela busca de seu espaço numa sociedade que lhes é inóspita.

Ein weiteres herausragendes Beispiel für Kreation und Innovation ist die Kombination zweier afodiasporischer kultureller Manifestationen: Voguing und Capoeira. Im Kontext der Subkultur der New Yorker Ball Rooms entstanden, besetzen schwarze Körper auf dem Voguing-Laufsteg durch Kämpfe den Platz, von dem sie auf Laufstegen und Zeitschriftencovern, die von eurozentrischen ästhetischen Standards geprägt sind, ausgeschlossen sind. Capoeria, das in Brasilien bis in die 1930er Jahre verboten war, obwohl es eine genuin brasilianische Kampfsportart ist, ist das größte Symbol des schwarzen Widerstands vor und nach dem Ende der Sklaverei. Indem sie als Queer-Künstlerin beide Subkulturen vereint, vor allem in einer überwiegend hetero-männlich geprägten Sportart wie Capoeira, demonstriert Puma Camile die Macht schwarzer Körper im Kampf um ihren Platz in einer Gesellschaft, die ihnen gegenüber ungastlich ist.

Itamar Assumpção: um dos precursores do Afrofuturismo no Brasil

Itamar Assumpção: einer der Wegbereiter des Afrofuturismus in Brasilien

Não conhece Itamar Assumpção? Clique na imagem, conheça o Mu.Ita – um museu virtual traduzido para o inglês, o alemão e o yorubá – e veja se você não concorda.

Kennen Sie Itamar Assumpção nicht? Klicken Sie auf das Bild, besuchen Sie Mu.Ita – ein virtuelles Museum, das ins Englische, Deutsche und Yoruba übersetzt wurde – und sehen Sie, ob Sie mir nicht zustimmen.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7